A Tomografia Computadorizada é um exame de imagem que utiliza raios-x para captar imagens detalhadas de ossos, órgãos e outras estruturas do corpo com uma máquina que faz radiografias transversais como se fossem fatias do corpo.
Uma vez registradas, essas imagens são processadas por um computador para formar uma série de imagens detalhadas do que se quer analisar.
Ela fornece imagens mais precisas do que as dos Raios-X, detectando alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo.
É atualmente o exame de escolha para investigar nódulos ou tumores, e também vasos pulmonares e cerebrais.
O paciente é deitado em uma maca e posicionado para a realização do exame. O técnico que realiza o procedimento dá orientações ao paciente sobre o que fazer antes, durante e depois do registro da imagem.
Caso você seja Adulto e tenha de realizar o exame de Tomografia com Contraste fique atento aos preparativos: Jejum de 08 horas, no dia anterior ao exame ingerir bastante água; Prednisona (Meticorten) 20mg. Tomar 02 comprimidos 12 horas antes do exame e 02 comprimidos 01 hora antes do exame (Entrar em Contato Para informações de Posologia); Loratadina 10mg. Tomar 01 comprimido 01 hora antes do exame; Geralmente não é necessário suspender medicação de uso contínuo, porém se o paciente for DIABÉTICO e fizer o uso de hipoglicemiantes orais como METFORMIM e GLUCOFORMIN, será NECESSÁRIA A SUSPENSÃO destas medicações 48 horas antes da realização do exame de tomografia pelo médico do paciente. Além disso, pacientes diabéticos devem ter seu jejum orientado pelo médico que o acompanha; Caso tenha exames anteriores da região do corpo a ser examinada, por gentileza, trazê-los; Trazer guia/pedido médico original, documento de identidade com foto e carteira de convênio; Comparecer na recepção 30 minutos antes do horário agendado do(s)
seu(s) exame(s) para a realização de procedimentos burocráticos.
*Ultra Sonografia Com e Sem Doppler: O exame de ultrassom com ou sem Doppler colorido, utilizamos um transdutor (a parte do equipamento que entra em contato com o corpo do paciente) e, com o auxílio de um gel condutor, o médico consegue visualizar e analisar a região através de imagens que vão sendo formadas.
A diferença que ocorre quando fazemos uma ultrassonografia com Doppler, é que com este recurso adicional é possível avaliar também o fluxo sanguíneo da região examinada.
Algumas de suas aplicações são:
Detectar tromboses venosas ou arteriais; Diagnosticar e avaliar varizes; Identificar aneurismas, dilatações, estreitamentos ou oclusões em veias e artérias;
• Avaliar o padrão de fluxo de determinada lesão/nódulo;
• Na gravidez, para avaliar o fluxo sanguíneo trocado entre mãe e bebê, através da placenta.
Quanto ao preparo para cada tipo de exame, consulte orientações específicas.